logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Moradores da Comunidade Bandeirantes participam de Curso de Derivados de Leite em parceria da Prefeitura Municipal com o SENAR/MT


Por Secretaria de Agricultura

190 Acessos

Moradores da Comunidade Bandeirantes participam de Curso de Derivados de Leite em parceria da Prefeitura Municipal com o SENAR/MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), promoveu na Comunidade Bandeirantes um de Curso de Derivados de Leite pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso foi capacitar produtores e produtoras para produção de derivados do leite, conforme tecnologia de produção, atendendo à legislação vigente e boas práticas de higiene, visando melhorar a segurança alimentar e incrementar a renda de famílias rurais.

O curso ocorreu entre os dias 08 a 12 de agosto de 2022 na propriedade Sítio Nossa Senhora de Fátima, localizada na Comunidade Bandeirantes, com carga horária de 40 horas. A instrutora do SENAR que realizou o treinamento foi a Mestre e Engenheira de Alimentos Rafaela Castrillon. 

Os conteúdos desenvolvidos no curso foram: Legislação vigente Federal, Estadual e Municipal sobre processamento de leite e derivados; Equipamentos e utensílios de processamento de leite; Higiene e sanitização do local, equipamentos, utensílios e manipuladores; Composição do leite, valor nutricional e teste de acidez; Fabricação de produtos derivados do leite, seguindo orientações técnicas; Acondicionamento, embalagem e armazenamento; e noções de Gestão Rural. 

No curso, os participantes aprenderam sobre a produção de requeijão cremoso, requeijão tradicional, doce pastoso, doce de leite tipo cachorrada, doce em barra, iogurte e manteiga cremosa. A ação envolveu 10 pessoas da Comunidade Bandeirantes e comunidades circunvizinhas, e contou com a parceria do Sindicato Rural do município.