LUTO OFICIAL: morre o técnico que colocou uma atleta de Quatro Marcos nas Olimpíadas

Por Luiz Carlos Bordin

O prefeito de São José Dos Quatro Marcos, professor Ronaldo Floreano dos Santos, decretou na manhã deste sábado, 03 de fevereiro de 2018, luto oficial de três dias no município em função do falecimento de Aristides de Andrade Junqueira Neto, o Tide do atletismo. O seu falecimento ocorreu na noite de sexta-feira, 02, no Hospital Beneficência Portuguesa, onde estava internado há algum tempo. Para os que não o conheceram, Aristides é irmão de ex-prefeito Doutor Antônio de Andrade Junqueira.

Seu corpo foi levado para sua cidade natal, Floreal, na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Lá, o velório acontecerá no cemitério Floreal Eterno, a partir das 20 horas deste sábado.

O Atletismo Matogrossense e Brasileiro, bem como o município de São José dos Quatro Marcos estão em luto pela perda do grande treinador que, ao longo de quase meio século como treinador, formou e revelou grandes atletas no cenário nacional e internacional, inclusive alguns quatromarquenses.

O grande treinador de atletismo, Aristides de Andrade Junqueira Neto, de 71 anos, era natural de Floreal (SP).  Era formado em Educação Física pela Universidade de São Carlos, com especialização em atletismo em 1973. Participou de estágios em Mainz, na Alemanha, em 1975 e 1976. Ele integrou a seleção brasileira nas Olimpíadas de Atlanta/1996 e Londres/2012 e seguiu como personal trainer para os Jogos de Sydney/2000 e Pequim/2008; foi técnico no Mundial de Stuttgart/1993 e Atenas/1997 e no Mundial Indoor de Istambul/2012 e de Sopot/2014.

O Atletismo em Quatro Marcos

Era comum no final da década de 1970 e início da década de 1980, ver meninas e meninos correndo pelas ruas ensolaradas e empoeiradas da cidade de São José dos Quatro Marcos. Na época, poucos davam importância ou quase nenhuma. Das ruas, passaram a treinar nos fundos da escola estadual Marechal Rondon e posteriormente na pista de atletismo.

Eram umas meninas e alguns meninos correndo feito loucos. Poucos sabiam que por trás disso, tinha um técnico, um professor de Educação Física chamado Aristides de Andrade Junqueira Neto, dando instruções e aprimorando aquelas pessoas. Mais que isso. Haviam sonhos a serem realizados. E o povo passou a entender a importância daquelas pessoas quando começaram a surgir os primeiros títulos, as primeiras vitórias em competições de renome.

O início das conquistas veio em 1981, quando a equipe de atletismo feminino conquistou a 3ª colocação nos Jogos Estudantis Matogrossenses. A partir do ano seguinte, a equipe do professor Tide começou a colecionar títulos de 1º lugar em várias cidades onde os estaduais aconteciam, e o primeiro foi ser campeã matogrossense de atletismo feminino.

Os feitos pelo estaduais de atletismo não rendiam somente títulos. Passou a render também, a partir de 1982, convocações de atletas para representar o estado de Mato Grosso nas competições nacionais. E essas convocações se deram por anos seguidos. E aqueles meninos e meninas atletas foram se tornando vencedores. No esporte e na vida.

Já nos anos da década de 1990, Aristides Junqueira teve uma de suas atletas classificada para disputar uma competição olímpica. Maria Aparecida Barbosa de Souza, atleta dos saltos em distância e triplo, era a jovem quatromarquense a competir nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, e no Mundial de Atenas, na Grécia, em 1997.