logo
65 9672-4836

Gestão Municipal realiza entrega de tanques de resfriamento de leite para Associações Rurais


Por Emerson Souza Miler

701 Acessos

Gestão Municipal realiza entrega de tanques de resfriamento de leite para Associações Rurais

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 23 de outubro a entrega de três tanques de resfriamento de Leite para associações de produtores de assentamentos rurais do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A entrega oficial dos equipamentos, para os presidentes das associações beneficiadas ocorreu no dia 15 de outubro o 1º Encontro com Produtores de Leite, realizado no Parque de Exposição Manoel Paulino, e contou com a presença do Prefeito Jamis Silva, o Vice Prefeito Ademilson Valverde, o Secretário de Agricultura Vagner Meira, o Deputado Estadual Dr. Gimenez, e o Secretário de Estado da Agricultura Familiar Silvano Amaral e o Secretário Executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal, Dariu Carniel.

A ação de aquisição e distribuição de tanques comunitários de resfriamento de leite compõe o Programa Municipal Mais Leite, que visa promover o desenvolvimento sustentável e integrado da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos. Os tanques foram adquiridos pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) pelo Programa MT Produtivo Leite do Governo de Mato Grosso.

Segundo o Prefeito Jamis Silva, “o objetivo da entrega dos tanques de resfriamento do leite é fortalecer a Bovinocultura de Leite, agregando valor ao leite e aumentando a renda do produtor rural do nosso município. Foram entregues três resfriadores de Leite de capacidade de 1 mil litros, sendo 01 destinado para a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Duas Meninas, 01 para a Associação de Produtores Rurais da Gleba União da Vitória, e 01 para a Associação dos Produtores Rurais da União (Chico Mendes). Os tanques serão de uso comunitário pelos produtores de leite das respectivas associações beneficiadas.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira destacou que o leite refrigerado auxilia na manutenção da melhor qualidade do leite, agregando valor ao leite cru e aumentando a renda ao produtor de leite pela sua comercialização junto às indústrias de laticínios.

O resfriamento adequado do leite é uma exigência da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que trata de requisitos para a produção e comercialização do leite in natura.  Os tanques de expansão devem permitir a refrigeração do leite cru até temperatura igual ou inferior a 4,0°C no tempo máximo de até três horas, para captação sua captação para as indústrias de laticínios.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?