Gestão Municipal realiza entrega de tanques de resfriamento de leite para Associações Rurais

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no dia 23 de outubro a entrega de três tanques de resfriamento de Leite para associações de produtores de assentamentos rurais do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A entrega oficial dos equipamentos, para os presidentes das associações beneficiadas ocorreu no dia 15 de outubro o 1º Encontro com Produtores de Leite, realizado no Parque de Exposição Manoel Paulino, e contou com a presença do Prefeito Jamis Silva, o Vice Prefeito Ademilson Valverde, o Secretário de Agricultura Vagner Meira, o Deputado Estadual Dr. Gimenez, e o Secretário de Estado da Agricultura Familiar Silvano Amaral e o Secretário Executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal, Dariu Carniel.

A ação de aquisição e distribuição de tanques comunitários de resfriamento de leite compõe o Programa Municipal Mais Leite, que visa promover o desenvolvimento sustentável e integrado da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos. Os tanques foram adquiridos pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) pelo Programa MT Produtivo Leite do Governo de Mato Grosso.

Segundo o Prefeito Jamis Silva, “o objetivo da entrega dos tanques de resfriamento do leite é fortalecer a Bovinocultura de Leite, agregando valor ao leite e aumentando a renda do produtor rural do nosso município. Foram entregues três resfriadores de Leite de capacidade de 1 mil litros, sendo 01 destinado para a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Duas Meninas, 01 para a Associação de Produtores Rurais da Gleba União da Vitória, e 01 para a Associação dos Produtores Rurais da União (Chico Mendes). Os tanques serão de uso comunitário pelos produtores de leite das respectivas associações beneficiadas.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira destacou que o leite refrigerado auxilia na manutenção da melhor qualidade do leite, agregando valor ao leite cru e aumentando a renda ao produtor de leite pela sua comercialização junto às indústrias de laticínios.

O resfriamento adequado do leite é uma exigência da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que trata de requisitos para a produção e comercialização do leite in natura.  Os tanques de expansão devem permitir a refrigeração do leite cru até temperatura igual ou inferior a 4,0°C no tempo máximo de até três horas, para captação sua captação para as indústrias de laticínios.