Gestão Municipal realiza entrega de patrulha mecanizada para atender Agricultura Familiar do Assentamento União da Vitória

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos realizou no último dia 16 de dezembro de 2021, a entrega de um trator agrícola e uma grade aradora para beneficiar agricultores familiares do Assentamento (Gleba) União da Vitória.

A entrega ocorreu no próprio Assentamento e foi realizada pelo Prefeito Jamis Silva Bolandin para a Presidente da Associações de Produtores Rurais da Gleba União da Vitória, Sueli Souza Lima.

O momento contou com a presença da Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Elisangela Antonia Lopes, do Secretário de Agricultura Vagner Meira e do Chefe de Departamento de Agricultura Claudemir Alves Feitosa, além dos agricultores familiares moradores do assentamento.

O Prefeito Jamis Silva destacou a satisfação em entregar o trator e a grade aradora que serão utilizados para realizar serviços de preparo de solo e outras demandas dos agricultores familiares do Assentamento União da Vitória. Os itens deverão atender igualmente a todos que precisarem dos serviços, fortalecendo, assim, a Agricultura Familiar do nosso município.

As máquinas e implementos agrícolas entregues foram Trator Agrícola 4 x 4 LS Plus 80 CV semi-novo e uma grade aradora de 14 discos de 26 polegadas (este último item com recursos advindos de emenda parlamentar do Deputado Federal Dr. Leonardo).

Na ocasião foi assinado termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura Municipal e a Presidente da Associações de Produtores Rurais da Gleba União, com duração de até 31 de dezembro de 2024.

O Secretário de Agricultura Vagner Meira destacou que os referidos equipamentos cedidos são bens públicos e ficarão sob a responsabilidade da Associação Rural, e deverão ser utilizados em benefício da Agricultura Familiar. A associação responsável deve elaborar relatórios dos serviços e quantidades de agricultores familiares beneficiados e apresentar à Secretaria de Agricultura, que também fiscalizará o uso dos bens junto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

O Assentamento União da Vitória surgiu da ocupação da antiga fazenda Urutau, e atualmente possui 38 famílias, que desenvolvem várias atividades produtivas, dentre elas a bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, horticultura, avicultura e suinocultura para consumo e comercialização.