Garantindo um Retorno Seguro às Aulas: Ação da Secretaria de Saúde e Educação de São José dos Quatro Marcos, MT

Por Assessoria de Comunicação

Com o retorno das aulas na próxima segunda-feira dia 19 de fevereiro de 2024 em meio à pandemia de COVID-19, a preocupação com a segurança e saúde das crianças torna-se uma prioridade para autoridades municipais e estaduais. Em São José dos Quatro Marcos, no estado do Mato Grosso, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação tem adotado uma série de medidas proativas para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários nas escolas. Entre essas medidas estão:

Implementação de protocolos de higiene rigorosos, incluindo a disponibilidade de álcool em gel em todos os ambientes escolares, limpeza frequente e desinfecção de superfícies, e orientação sobre a importância da lavagem das mãos.

Adoção de medidas para promover o distanciamento físico nas salas de aula e em áreas comuns, incluindo a reorganização dos espaços e a limitação do número de alunos por turma.

Estabelecimento de procedimentos para monitorar a saúde dos alunos e funcionários, como aferição de temperatura regular, triagem de sintomas e orientação para que aqueles que apresentem sinais de doença permaneçam em casa.

Realização de campanhas educativas para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cumprimento das medidas preventivas fora do ambiente escolar, visando minimizar o risco de contágio.

O prefeito Jamis Silva enfatizou a importância da segurança e saúde das crianças durante o retorno às aulas. Em uma declaração recente, ele destacou: "Nossa prioridade absoluta é garantir um ambiente seguro para nossos alunos, professores e funcionários. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para implementar medidas eficazes que minimizem os riscos de contágio pelo COVID-19. É fundamental que toda a comunidade escolar esteja engajada nesse esforço coletivo para proteger a saúde de nossas crianças."

O retorno seguro às aulas em meio à pandemia de COVID-19 representa um desafio significativo, mas a ação proativa da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação de São José dos Quatro Marcos tem sido fundamental para garantir a segurança e bem-estar das crianças. É essencial que todos os envolvidos - autoridades, educadores, pais e alunos - continuem colaborando e seguindo as orientações para enfrentar esse desafio com segurança e responsabilidade.