logo
65 9672-4836

Escuta pública para construção de edital cultural da Aldir Blanc tem início nesta segunda (25)


Por Departamento de Cultura

192 Acessos

Escuta pública para construção de edital cultural da Aldir Blanc tem início nesta segunda (25)

ASCOM

Teve início nesta segunda-feira, 25 de março de 2024, o período de escutas para embasar a construção do edital de chamamento de projetos da classe artística de São José dos Quatro Marcos para atender as diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Para isso, foi criado um canal de escuta pública que pode ser acessado para que cada pessoa possa se manifestar apontando sua indicação de investimento de recurso cultural em área de seu interesse dentre as variadas opções de seguimentos, através do endereço eletrônico: https://forms.gle/GrEoCYGjXaQrEPzS9 O formulário estará disponível até o dia 2 de abril de 2024.

Os artistas poderão contribuir sobre as principais diretrizes que irão nortear a aplicação da PNAB em São José dos Quatro Marcos, com ênfase nas áreas prioritárias para a destinação dos recursos. A construção do edital destinará cerca de R$ 144 mil reais para o fomento de atividades culturais no município.

A escuta pública, para a criação do edital de convocação e distribuição dos recursos, é uma exigência do Ministério da Cultura e objetiva dar mais transparência, por meio do aumento da participação social no processo de aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, e levantar dados a fim de traçar metas para o edital de fomento.

“Dentre as políticas públicas de cultura, o edital de fomento é a ferramenta que mais se consolida. Nesse sentido, é importantíssimo ouvir a classe artística em todos os segmentos e manifestações. A participação de todos os que compõem a comunidade cultural direcionará os recursos em direção às verdadeiras demandas do setor. Por isso, mobilize seu segmento e participe”, expressa o chefe municipal de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Bordin.

Política Nacional Aldir Blanc

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, visa fomentar a cultura ao apoiar todos os Estados da Federação, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros. Os recursos serão repassados por cinco anos.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?