Equipe local do Alfabetiza MT se reúne com Prefeito Municipal e Secretária de Educação para mostra de resultados de avaliações

Por Secretaria de Educação

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Alfabetiza MT (desde Agosto/2021) para melhorar o rendimento escolar dos alunos.

O referido programa tem como Coordenadora Municipal a Profa Marileide Venturoli Braga, o formador da Alfabetização Prof. José Charupá Gomes e a Coordenadora da Educação Infantil, a Profa Cleidelene Barbosa Pereira.

A Profa Marileide Venturoli trabalha diretamente com os diretores e coordenadores, dando orientações e sugestões de como trabalhar nas escolas com toda a equipe escolar para um melhor desempenho de aprendizagens dos alunos e para a escola se tornar um ambiente prazeroso e satisfatório para todos da equipe escolar.

Diante desse trabalho, destaca-se a formação para as avaliações da fluência e avaliação somativa, essas avaliações contam com a equipe escolar, onde todos recebem formações e orientações para que possam ocorrer tudo certo e obter resultados satisfatórios.

O Prof. José Charupá trabalha com formações para os coordenadores e professores dos alunos do 1º e 2º anos, formações essas que preparam para uma alfabetização de qualidade e responsabilidade, pois com esse projeto os alunos terão que ser alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental.

A Profa Cleidelene Barbosa trabalha com os professores do Pré II, repassando a importância do trabalho na prática na Educação Infantil e despertando o prazer do brincar e aprender.

A equipe esteve reunida com o Prefeito Jamis Silva e a Secretária de Educação Profa Rozinéia Aparecida de Lima para contextualizar os trabalhos prestados no município por todos da equipe de educadores, cujos resultados estão tendo resultados satisfatórios, pois São José dos Quatro Marcos está em 4º lugar no Estado de Mato Grosso, no ranking de aprendizagem na proficiência média Língua Portuguesa, com o percentual de 6,7; e na proficiência média padronizada de Matemática com o percentual de 6,6 – resultado esse que se dá através da avaliação somativa que aconteceu em novembro/2021.

Com esse resultado da avaliação somativa o município teve três escolas premiadas: Escola Municipal Reinaldo Botelho, Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e Escola Estadual Lourenço Peruchi – vale ressaltar que nenhuma escola do município precisará ser apoiada.