Educação Municipal faz adesão ao Programa Avalia MT para diagnóstico da aprendizagem

Por Emerson Souza Miler

O Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, juntamente com o Secretário de Educação, Alan Porto Resende, institucionalizou o Sistema Avalia MT que é um conjunto de avaliações externas em larga escala, com o objetivo de diagnosticar as aprendizagens da Educação básica e os fatores que interferem no desenvolvimento dos estudantes.

A Secretária Rozinéia Aparecida de Lima fez a adesão do Programa, pois o mesmo será muito importante ao Estado de Mato Grosso, após a pandemia Covid-19 que assolou a Educação.

Para tanto, dentro as avaliações externas que compõe o desenvolvimento da cultura de avalição na rede pública de ensino de Mato Grosso, os alunos das Escolas Municipais serão avaliados pela Avaliação Somativa com a finalidade de avaliar o resultado do processo de ensino e aprendizagem e gerar evidências que subsidiarão ações interventivas das instâncias educacionais.

O Programa Alfabetiza MT tem como Coordenadora do Programa a Professora Marileide Venturoli Braga, que neste dia 23/11/2021 realizou a capacitação com todos os Coordenadores e Aplicados da Avaliação Somativa. A formação aconteceu no Auditório da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos.

As avaliações acontecerão nas Escolas Estaduais e Municipais nos dias 07/12/2021 e 08/12/2021.