Educação inicia discussões para a realização da Conferência Municipal alusiva à CONAE 2022

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

Na manhã de 27 de setembro a Educação esteve reunida com os diretores da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal de Quatro Marcos dando início às primeiras tratativas referentes à realização da Conferência Municipal de Educação.

A etapa municipal é parte dos trabalhos inerentes à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022) que tem como título Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira.

De acordo com o calendário proposto para a realização do evento, a CONAE 2022 tem o seguinte cronograma:

_Conferências Municipais de Educação – até 31 de janeiro de 2022

_Conferências Estaduais de Educação – 01 de março a 30 de abril de 2022

_Conferência Nacional de Educação – 23, 24 e 25 de novembro de 2022

A CONAE 2022 está estruturada nos seguintes temas: 1.Novo PNE 2024-2034; 2.Sistema Nacional de Educação; 3.Educação Nacional; 4.Equidade e Qualidade na Educação.

As temáticas estão estruturadas no Documento Referência da CONAE 2022 em três eixos:

Eixo 1: O PNE 2024-2034: Avaliação das diretrizes e metas

Eixo 2: Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação

Eixo 3: Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente, proposta do modelo

Dessa feita, a pauta da CONAE 2022 consistirá dos temas, estruturados em eixos e sub-eixos, introduzindo-se em seu início, no tocante à avaliação do PNE 2014-2024, a avaliação da evolução das políticas públicas educacionais (de Estado e de Governo) no intervalo 2018-2022, quadriênio transcorrido entre a última CONAE e a próxima.

As tratativas sobre a Conferência da Educação em São José dos Quatro Marcos Marcos estão sob a responsabilidade da Assessoria Pedagógica do Estado de Mato Grosso no município – na pessoa da Assessora Pedagógica Profa. Suziane Costa, e da Secretaria Municipal de Educação em cuja pasta está a Secretária de Educação Profa. Rozinéia de Lima.

As referidas responsáveis já estão mobilizando as suas equipes e comissões para a realização do evento, com vistas à ampla participação social: gestores das instituições de ensino, professores e demais trabalhadores da Educação, dos setores público e privado, nas diferentes etapas e modalidades de ensino; membros dos Conselhos da Educação e demais conselhos de políticas públicas; estudantes e seus familiares. Além disso, a participação de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, e demais setores da sociedade civil organizada.

Ainda não foi definida uma data à Conferência Municipal de Educação; há, no entanto, a intenção de sua realização até o limite de 15 de dezembro de 2021.

Maiores informações:

Assessoria Pedagógica de São José dos Quatro Marcos: (65) 3251-1095

Secretaria Municipal de Educação: (65) 3251-2081

Ouvidoria Municipal da Prefeitura de São José dos Quatro Marcos: 08001-642-1828 / Via site: http://www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br/contato

A seguir, o Documento Referência da CONAE 2022: