Desfile Cívico marcou comemoração do aniversário de Quatro Marcos e resgate da tradição está assegurado

Por Assessoria e PopularOnline

O público compareceu às ruas de São José dos Quatro Marcos na tarde do último sábado (15), para prestigiar o Desfile Cívico e degustar o bolo de 52 metros servido na Praça dos Bandeirantes, em comemoração ao aniversário de fundação do município. A festa de aniversário foi promovida pela Administração Municipal em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Crianças e adolescentes integrantes dos Clubes de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista e convidados dos municípios de Curvelândia, Salto do Céu, Mirassol d´Oeste e Porto Esperidião desfilaram interagindo com o público presente e autoridades. Em cada apresentação foi exibida faixas de felicitações ao município.

Um dos diretores do Clube dos Desbravadores de São José dos Quatro Marcos, Jucenir Mota informou que mais de 250 pessoas, incluindo crianças, participaram do evento comemorativo. "Estar à frente, conduzindo o desfile foi muito bom e agradeço a Deus por tudo ter dado certo", afirmou.

Para o prefeito Ronaldo Floreano dos Santos, a realização do evento é um resgate cultural perdido no tempo. "Fazia décadas que não se via um desfile pelas ruas de nosso município", disse o gestor ao destacar o brilhantismo com que, a Igreja Adventista do Sétimo Dia do município juntamente com Clubes de Desbravadores da região promoveram em comemoração dos 52 anos de fundação do município quatro-marquense.

"Tudo perfeito", foi a manifestação popular nas redes sociais, demostrando o apoio dos quatro-marquenses para que a administração traga de volta as manifestações culturais e cívicas do passado envolvendo escolas, empresas, entidades e comércio em geral que tanto contribuiu para o progresso ordeiro através dos desfiles, fanfarras e carros alegóricos. Ronaldo Floreano informou que já firmou compromisso para que no próximo ano escolas e outras instituições e comércio sejam inseridos no desfile comemorativo.

Show de beleza e harmonia nas festas de aniversário do passado

Do livro: História e Memórias - L. C. Bordin

As festividades culturais do aniversário de São José dos Quatro Marcos, com shows de beleza de seu povo nos desfiles, a harmonia das fanfarras perfiladas e a ostentação orgulhosa de suas riquezas, tradições e costumes expressados nos carros alegóricos remontam dos anos de fundação.

Essas deslumbrantes comemorações cívicas, após a emancipação política, passaram também a expressar intrinsecamente os sonhos e as cobranças da população para as autoridades. Eram manifestações belas, preparadas com patriotismo. Até a presença do governador do Estado e sua equipe era certa todos os anos.

Cada grupo se preocupava em organizar alguma coisa. Se envolviam nas festividades cívicas as autoridades, clubes de serviços, associações, sindicatos, munícipes, comunidade educacional com seus funcionários, diretores, professores e alunos. Era tudo por amor ao município. As pessoas se doavam com emoção e a população curtia cada momento único nas ruas, avenidas e entorno da Praça dos Bandeirantes. E depois tinham estórias para contar e comentar até o ano seguinte.

A evolução das fanfarras com seus trajes de gala, as alegorias apresentadas e o entusiasmo da população presente, que mesmo sob um sol escaldante prestigiavam e não arredavam o pé até a última apresentação, deixavam bem claro o tamanho do patriotismo e civismo daquele povo. Várias das apresentações levavam o público ao delírio, pela beleza e harmonia e pelas alegorias requintadas questionando a sociedade com a relevância de seu tema.

As reivindicações eram sutis e diretas, buscando mexer com a consciência do homem sobre assuntos de suma importância para a sociedade como Educação, Saúde, crianças carentes e abandonadas, produção agrícola e preservação do meio ambiente. Essas cobranças garantiam o cunho educativo e aproximava o povo quatromarquense de sua própria história de luta, de sofrimento, mas também de solidariedade, de hospitalidade e de cidadãos de bem.

As autoridades presentes assistiam a tudo de cima de um palanque e em seus discursos comprometiam-se com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, sensibilizados pela manifestação espontânea de uma comunidade que buscava com fé e trabalho garantir um futuro melhor para suas crianças. Para que entendessem bem a mensagem cada equipe de alegoria, fanfarra ou grupo de pessoas desfilando, preparava um resumo da sua apresentação, a qual era narrada por um locutor no momento da passagem pelo palanque central.

As comemorações tinham duração de três dias. Começavam com os cultos ecumênicos e congraçamento entre todas as igrejas do município e terminava com a realização da Corrida da Juventude. Durante o transcorrer das atividades a participação da população era incontestável. Ela ajudava os organizadores num clima de solidariedade, para que essa data marcasse definitivamente no íntimo do cidadão a crença na pujança desse município. Eles tinham a certeza de que São José dos Quatro Marcos caminhava para um futuro grandioso de progresso. Enfim, eles faziam a parte deles para que isso realmente acontecesse no futuro.