Departamento de Meio Ambiente apresenta projetos de Educação Ambiental para Escolas Municipais e Estaduais

Por Rony Marcos

No último dia 03 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria de Fomento, Agricultura, Indústria e Comércio (SEFAICO), iniciou a apresentação de ações projetos de Educação Ambiental a serem desenvolvidos nas escolas do município em 2023.
Foi realizada a apresentação dos projetos Salas Mais Verdes, o Circuito Tela Verde e o Cidade+Verde, aprovados junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). A atividade foi realizada pelo Departamento de Meio Ambiente, pelo chefe do departamento Robson Santos de Andrade. Foram realizadas visitas em todas as Escolas Municipais e Estaduais do município.
O Projeto Salas Verdes tem como objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação ambiental em todo o país. O Circuito Tela Verde tem como objetivo divulgar material audiovisual (vídeos) de Educação Ambiental em espaços educadores formais e não formais. Já, o projeto Cidades+Verde tem por objetivo de implantar e restaurar áreas verdes e promover a arborização nos espaços públicos e privados urbanos. Os três projetos foram encaminhados e aprovados junto a chamadas públicas lançadas pelo MMA no ano de 2022.
O Prefeito Jamis Silva Bolandin tem incentivado e investido no desenvolvimento de projetos ambientais. No ano de 2022, foi criado o Departamento de Meio Ambiente, para promover ações de educação e proteção ambiental no município. Para Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “as ações de educação ambiental nas escolas são fundamentais para ajudar a construir uma nova postura na sociedade, fazer emergir um comportamento de cuidado e de proteção dos recursos naturais e do meio ambiente”.
As escolas interessadas em ser envolvidas pelos projetos, poderão aderir como espaço através de termo de parceria. Além disso, foi debatido, com os representantes das escolas, atividades de Educação Ambiental na Semana Municipal de Meio Ambiente, que ocorrerá entre 05 a 09 de junho.
Serão realizadas visitas de apresentação dos projeto nas Escolas Municipais Reinaldo Botelho, Boa Esperança e Vereador Evilásio Vasconcelos e Marechal Rondon, e nas Escolas Estaduais Bertoldo Freire, Miguel Barbosa e Lourenço Peruchi, Santa Rosa e 15 de Junho.