Curso de produção de peças íntimas é realizado no Assentamento Chico Mendes

Por Emerson Souza Miler

Curso de produção de peças íntimas é realizado no Assentamento Chico Mendes

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária. Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou entre o ocorreu entre os dias 08 a 10 de novembro no Assentamento Chico Mendes, o Curso Confecção de Peças Íntimas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso foi ensinar a confecção de roupas íntimas femininas e masculinas, que possibilitará as participantes a geração de trabalho e aumento de renda, podendo, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

O curso ocorreu na sede da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Chico Mendes (Santa Rosa I), e contou com o apoio da Associação Rurais do Assentamento Chico e Mendes e União da Vitória.

O treinamento teve uma carga horária de 24 horas, com aulas teóricas e práticas, ministrado pela instrutora Nercy Luiza de Amorim do SENAR/MT. Participaram da capacitação 14 mulheres.

O conteúdo programático do curso foi: segurança e saúde no trabalho, introdução sobre medidas e modelagem; determinação das medidas; traçado básico dos moldes; costura das peças em máquinas de costura; acabamento, entre outros. Foram confeccionadas peças de diferentes peças como calcinhas tradicionais em tecido de algodão, de renda e fio dental, sutiãs e cuecas masculinas tradicionais e boxer de cores e tecidos diferentes.

A Secretaria de Agricultura ofereceu apoio as participantes com panos, linhas, tesouras e outros materiais.

Presente no encerramento do curso, o Secretário de Agricultura Vagner Meira orientou sobre a o processo de formalização das participantes no MEI (Microempreendedor Individual) e as possibilidade de acesso a linhas de crédito para compra de materiais, insumos e equipamentos de corte e costura.