logo
65 9672-4836

Curso de operador de tratores agrícolas é realizado no Assentamento Florestan Fernandes em parceria da Prefeitura com o Senar-MT


Por Emerson Souza Miler

606 Acessos

Curso de operador de tratores agrícolas é realizado no Assentamento Florestan Fernandes em parceria da Prefeitura com o Senar-MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro o Curso de Operação de Tratores Agrícolas oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandim e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Elisangela Antonia Lopes, estiveram presente no encerramento do curso. A realização da capacitação contou com o apoio do Sindicato Rural do município e com a parceria do presidente da COOPNOROESTE, Sr. Mizael Barreto.

O curso foi realizado na Estância Barreto, localizado no Assentamento Florestan Fernandes, propriedade rural do Senhor Mizael Barreto, presidente da Cooperativa Agropecuária do Oeste de Mato Grosso (COOPNOROESTE), que também participou do treinamento. Participaram do curso 14 pessoas, que teve como instrutor o Engenheiro Agrônomo José Fernandes Junior do SENAR-MT.

O curso teve uma carga horária de 40 horas, e abordou diversos assuntos teóricos e práticos. O conteúdo programático ministrado foi:   Segurança e Saúde no trabalho, modelos de tratores agrícolas, instrumentos e controles operacionais, sistemas de funcionamento do trator, conceito básico de tração, seleção de marcha de trabalho, utilização do bloqueio do diferencial, verificação do nível do óleo do motor e filtros de combustível e ar, lastreamento do trator, tomada de potência, sistema hidráulico e direção, acoplamento de implementos e prática de operação e velocidade de operação do trator e uso de implemento agrícolas (grade aradora), entre outros assuntos.

Para a realização do curso, a Prefeitura Municipal disponibilizou 01 (um) trator agrícola com grade aradora, e óleo diesel pra a realização das aulas práticas do curso, seja sobre para procedimento de manutenção e de o procedimento de gradiagem para preparo do solo, além de auxílio na alimentação.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo foi capacitar trabalhadores e jovens rurais dopara a operação de tratores agrícolas com implementos e manutenção básica de seus componentes, conforme recomendação descrita no manual do operador e orientação.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?