Curso de Operação de Tratores Agrícolas do SENAR-MT é realizado em São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), promoveu o Curso de Operação de Tratores Agrícolas oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo foi capacitar operadores de tratores de associações rurais e jovens rurais para a operação qualificada de tratores com implementos agrícolas, garantindo melhores serviços de preparo de solo e aumento da produtividade agrícola.

O treinamento ocorreu entre 07 a 11 de fevereiro de 2022, no Núcleo Avançado de Capacitação do SENAR (NAC), localizado no Parque de Exposição Manoel Paulino. O curso teve uma carga horária de 40 horas, e abordou diversos assuntos teóricos e práticos, e capacitou 15 pessoas, entre operadores de associações rurais e jovens rurais e urbanos.

O conteúdo programático ministrado foi:   Segurança e Saúde no trabalho; Modelos de tratores agrícolas; Instrumentos e controles operacionais; Sistemas de funcionamento do trator; Seleção de marcha de trabalho; Utilização do bloqueio do diferencial; Verificação do nível do óleo do motor e filtros de combustível e ar; Lastreamento do trator; Acoplamento de implementos; e a aulas práticas de operação de operação do trator e uso grade aradora.

Para a realização do curso, a Prefeitura Municipal disponibilizou 01 (um) trator agrícola com grade aradora, e óleo diesel para a realização das aulas práticas do curso, e alimentação. O curso teve a parceria do Sindicato Rural do município.