Curso de Bonecas de Tecido do SENAR-MT é realizado em São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou o curso de Confecção de Bonecas em Tecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT)

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o curso tem como objetivo capacitar agricultores a confeccionarem bonecas de pano, em diferentes formas e tamanhos como alternativa de lazer, melhoria de autoestima e geração de renda.

O curso ocorreu no Núcleo Avançado de Capacitação do SENAR (NAC) entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2022, com carga horária de 24 horas, com aulas teóricas e práticas. A profissional que ministrou o curso foi Girlayne Ota Oliveira Nascimento, instrutora credenciada no SENAR-MT.

O curso abordou como conteúdo programático: História do artesanato em bonecas de pano; Características das bonecas de pano; Moldes e modelagem: importância e procedimentos; Confecção do corpo, montagem das roupas, boné e cabelo; e Pintura do rosto, além de, temas como, Segurança e Saúde no trabalho, Cidadania e Meio Ambiente.

No curso participaram 12 mulheres em situação de vulnerabilidade social do município. O treinamento contou com a parceria do Sindicato Rural