Curso de Avicultura Básica do SENAR-MT é realizado em São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com o Sindicato Rural, promoveu mais um Curso de Avicultura Básica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o curso de Avicultura Básica foi oferecido visando a capacitação sobre manejo e criação de frango no sistema. “A Avicultura é uma importante alternativa de inclusão socioprodutiva de famílias vulneráveis, pois permite melhorar a segurança alimentar e a aumentar a renda” disse Meira.

O curso ocorreu entre os dias 05 a 09 de setembro de 2022, na Sede do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições Manoel Paulino. O treinamento teve carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, que foram ministradas pela instrutora do SENAR, a Zootecnista Angélica Silva Stuchi.

Os conteúdos desenvolvidos foram: Conceitos de avicultura, raças de aves de corte e postura, sistemas de produção, construção de aviários, construção dos piquetes, construção dos ninhos e dos poleiros, construção de chocadeira, seleção do plantel, aquisição de pintinhos, alimentação das aves, vacinação das aves, vermifugação das aves, venda dos machos, classificação dos ovos, noções de administração, comercialização e marketing, dentre outros.

Ao todo participaram do treinamento 11 pessoas, dentre eles, dois servidores da SEFAICO, que irão se envolver no projeto de Avicultura a ser promovido junto a Agricultura Familiar. O curso é realizado em parceria com Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.