logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Curso de Aproveitamento de Alimentos do Senar-MT é realizado no Assentamento Irmã Dorothy


Por Secretaria de Agricultura

439 Acessos

Curso de Aproveitamento de Alimentos do Senar-MT é realizado no Assentamento Irmã Dorothy

No município de São José dos Quatro Marcos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou no Assentamento Irmã Dorothy, o Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT). 

Segundo o Secretário de Agricultura Vagner Meira, o curso objetiva trazer conhecimentos e técnicas que permitam reduzir os desperdícios dos alimentos produzidos pelas famílias rurais através do reaproveitamento integral ou partes de alimentos regionais, através de receitas simples, nutritivas, saborosas e de baixo custo.

O curso ocorreu entre os dias 18 a 22 de julho de 2022, na propriedade Recanto Primavera, localizada no Assentamento Irmã Dorothy, ministrado pela instrutora do SENAR, a Nutricionista e Mestre em Tecnologia de Alimentos Bianca Ribeiro de Oliveira. 

Com carga horária de 40 horas, o conteúdo programático do curso foi: nutrientes e composição nutricional dos alimentos; alimentação alternativa; técnicas de seleção e preparo de alimentos; higiene dos alimentos, ambiente de trabalho, utensílios, equipamentos e do manipulador; riscos que a contaminação alimentar pode causar a saúde; produção de receitas com aproveitamento integral dos alimentos; e acondicionamento, armazenamento e comercialização.

A partir de produtos como cascas, polpa, talos, folhas e sementes de frutas, verduras e legumes, foram produzidas, várias receitas como: tortas de talos, bolos diversos, pães enriquecidos, biscoitos, pudins, saladas, salgados, sal temperados, macarrão nutritivo, farofas, quibes, doces, beijinhos, farinhas nutritivas, sucos, dentre outros produtos. 

O evento contou com a parceria do Sindicato Rural e Associação Vale do Jauru. Foram capacitadas 10 mulheres moradoras do assentamento.