Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reúne online para debater leis e projetos para o setor agropecuário

Por Emerson Souza Miler

No dia 11 de junho de 2021, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) do município de São José dos Quatro Marcos-MT, realizou uma reunião extraordinária virtual através do google meet.

A pauta da reunião: Lei nº 1.810/2021 - Nova composição do CMDRS; Decreto nº 080/2021 - Nomeação do conselheiros; Alteração do parágrafo 2º do artigo 4º da Lei nº 621/1996 - Definição da Diretoria do CMDRS; Regimento Interno do CMDRS; Eleição e posse da diretoria biênio 2021/2023; Lei nº 1.809/2021 - Lei de Cessão e Uso de Veículos, Máquinas e Implementos Agrícolas; Recomendações de respostas ao Ofício nº 317/2021 do Ministério Público; Aprovação da DAPs Físicas e Jurídicas; Definição de critérios dos beneficiários participar dos programas e políticas públicas municipais; Criação do Projeto de Dessedentação Animal e Construção de Reservatórios de Água para Irrigação; Utilização da Escavadeira Hidráulica e Tratores Agrícolas na Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Elaboração do Plano de Ação Anual de Cursos do SENAR/MT para 2022; Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS); e lançamento do Projeto Campo Mais Limpo.

Na reunião os conselheiros deliberaram sobre várias propostas de projetos e decisões que serão encaminhadas a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e organizações sociais rurais, visando promover e fortalecer as políticas públicas agropecuárias no município.

De acordo com a Lei nº 1.810/2021, o novo CMDRS será formado por membros de 12 intuições, sendo seis governamentais (Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio; Secretaria de Obras e Serviços Públicos; EMPAER; INDEA; Banco do Brasil e Câmara Municipal) e seis não governamentais (Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Central de Associações de Produtores Rurais, SICREDI, SICOOB e CDL).

Na reunião foi confirmado o resultado da eleição e posse da nova diretoria do CMDRS para o biênio de 2021 a 2023, que terá como presidente Vagner Meira da SEFAICO, vice-presidente Sergio de Oliveira Cabral do Sindicato Rural, e como secretário Jailson de Souza Brandão da EMPAER, além da apresentação das intuições que compõem o conselhos e seus respectivos membros representantes nomeados.