Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reúne e debate projetos na Semana da Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

No dia 29 de julho, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de São José dos Quatro Marcos-MT, realizaram reunião extraordinária para debater vários assuntos de interesse ao desenvolvimento agropecuário e da Agricultura Familiar.

A reunião foi realizada como programação da Semana Municipal da Agricultura Familiar, e ocorreu em formato online, via Google Meet, através do seguinte link: https://meet.google.com/yrk-qjvt-fuw?authuser=0, com início às 15h. A convocação ocorreu a partir do dia 26 de julho, por meio de mensagens, vídeos e áudios no grupo de Whatsapp do CMDRS e nos números individuais dos membros titulares.

A pauta da reunião assuntos como: 1 - Projeto de Lei do Cadastro Municipal de Organizações Sociais Rurais; 2 - Projeto de Lei do Cadastro Municipal da Agricultura Familiar (CADMAF); 2 - Projeto de Lei do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FUMRURAL); 3 - Projeto de Lei do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS); 4 - Projeto de Lei do Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; 5 - Projeto de Lei do Semana Municipal de Alimentos Orgânicos; 6 - Projeto de Lei do Semana Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF); 7 - Concessão e Renovação dos Termos de Cessão de Uso de Veículos, Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas, aptas conforme a Lei nº 1.809/2021; e 7 - Elegibilidade de substitutos do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

Segundo Vagner Meira, presidente do CMDRS e Secretário Municipal de Agricultura, a reunião deliberou sobre a criação de projetos de leis municipais que irão garantir e promover o desenvolvimento da Agricultura Familiar do município, fortalecendo a produção de alimentos, geração de emprego e distribuição de renda no campo. Dentre os projetos sugeridos pela SEFAICO, merece destaque, a lei que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar, a ser realizada todos os anos, a partir do dia 24 de Julho.

A reunião do conselho, contou com a presença da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio; Secretaria de Obras e Serviços Públicos; EMPAER; INDEA; Banco do Brasil; Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Central de Associações de Produtores Rurais, SICREDI, SICOOB. O CMDRS é o espaço e o órgão gestor das políticas públicas de desenvolvimento rural do município, com função consultiva ou deliberativa, formado por 12 intuições membros, sendo seis governamentais e seis não governamentais, conforme a Lei nº 1.810/2021.