Cerca de 200 pessoas já foram atendidas pelo projeto "Entre Laços e Abraços" na prevenção do câncer

Por Luiz Carlos Bordin

Cerca de 200 pessoas já foram atendidas pelo projeto

A caravana do Projeto Entre Laços e Abraços passou em São José do Quatro Marcos. As ações tiveram início na sexta-feira 26/05. com presença maciça da comunidade na palestra de conscientização de combate ao câncer, A programação teve sequência no sábado 27/05. com quase 200 atendimentos realizados pelo idealizador do projeto, Dr. Eduardo Marques. “Em apenas um dia de atendimento, atingimos um bom número de pacientes que passaram por consultas e exames com nossa equipe”, relatou o médico oncologista.

Quase 30 pacientes foram diagnosticados com suspeita de câncer e aguardam o resultados dos exames coletados pela equipe, para que possa haver a confirmação ou o descarte da doença em cada caso. Outros 17 foram encaminhados para cirurgia no Centro de Oncologia de Cáceres. Os exames são realizados em parceria com o Laboratório São Lucas e o Mr Ventura Medicina Diagnóstica.

Dr. Eduardo falou sobre o grande número de casos suspeitos que houveram no município. “Tivemos um alto índice de suspeitas de câncer e esses pacientes serão acompanhados de agora em diante para que possamos avaliar os casos e prosseguir com o tratamento. Por isso o projeto é tão importante. Talvez esses pacientes não teriam disponibilidade ou até mesmo condições de procurar um atendimento médico para tirar suas dúvidas e tratar dos diversos tipos de câncer que diagnosticamos aqui. Mas esse número pode ser ainda maior, pois atingimos uma pequena parcela da população.”

Com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, o projeto Entre Laços e Abraços continuará levando atendimentos, informações e esperança cada vez mais para maior número de pessoas. O próximo município à receber o projeto será Glória D’Oeste, nos dias 09 e 10 de junho.