CAE de Quatro Marcos participa de Encontro Estadual da Rede Estendida do Empreendedor promovido pelo Sebrae-MT

Por Emerson Souza Miler

Com o intuito de capacitar e integrar os atendentes da Rede Estendida de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, o Sebrae-MT realizou nos dias 23 e 24/11 o Encontro Estadual da Rede Estendida do Empreendedor. O evento reuniu representantes de 42 municípios do Estado, da rede estendida de atendimento do Sebrae-MT, que abrange os Centros de Apoio ao Empreendedor (CAEs), Sala do Empreendedor e Sebrae Aqui.

A Agente de Desenvolvimento e Atendente do CAE de São José dos Quatro Marcos, Meirivania Alves de Souza, representou São José dos Quatro Marcos junto ao evento que discutiu  temas como compras governamentais; substituição tributária e nota fiscal avulsa; sistema de crédito; simplificação do município; importância da rede estendida; oficinas de boas práticas, entre outros.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a atuação da rede estendida do Sebrae contribui diretamente na competitividade dos pequenos negócios, pois a cada dia se reforça como articuladores estratégicos para esta missão

“Esse encontro leva conhecimento aos nossos atendentes da Rede Estendida, mas também é uma oportunidade de conhecer suas demandas. É uma chance de aprendizado mútuo. São 42 municípios, um número expressivo de pessoas, que fazem o elo de ligação da iniciativa privada, especialmente as micro e pequenas empresas com o poder público, prefeitos e secretários. Esses profissionais são importantíssimos e o trabalho deles é estratégicos para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, afirma.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor do Estado de Mato Grosso, Celso Banazeski, a capacitação desses agentes, que são atendentes da linha de frente do empreendedorismo, é imprescindível. “Se os agentes de desenvolvimento estiverem preparados para trabalhar o empreendedorismo nos municípios o desenvolvimento dos pequenos negócios será muito maior. E o Governo do Estado trabalha em conjunto com o Sebrae para promover a melhoria do ambiente de negócios em prol dos pequenos negócios”, pontua.

O gerente de Conexões Institucionais do Sebrae-MT, Sandro Rossi, ressalta ainda a importância da constante capacitação que o Sebrae realiza com os atores de desenvolvimento. “Vivemos em um mundo em constante mudança, principalmente com a pandemia. O que antes demorava anos para mudar, agora em questão de dias encaramos novas realidades. E manter a nossa rede estendida de atendimento atualizada, para multiplicar esse conhecimento de maneira mais rápida, ajudará as micro e pequenas empresas de todo o Estado a sobreviverem e a prosperarem”, argumenta.

Para a Agente de Desenvolvimento e Atendente do CAE de São José dos Quatro Marcos, Meirivania Alves de Souza, o Encontro Estadual é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar informações com os colegas que desenvolvem esse trabalho por todo o Estado. “Momentos como esse nos inspiram a sempre fazer mais e melhor pelos Empreendedores do nosso município, pois nos foi possibilitado conhecer a realidade e os casos de sucesso dos demais municípios de Mato Grosso e também de outros Estados” – ressalta a responsável pelo CAE municipal.