Boletim aponta 247 casos de COVID-19 em Quatro Marcos; desobediência civil pode levar à prisão e multa

Por Luiz Carlos Bordin

Na noite desta segunda-feira, 20 de julho de 2020, a secretaria de Saúde de São José dos Quatro Marcos divulgou o mais recente Boletim Informativo com os novos números do coronavírus (COVID-19) no município. A doença avança, apesar de inúmeras medidas de contenção e orientação aplicadas e divulgadas pela prefeitura municipal.

Desde o início da contaminação no município já são 247 casos confirmados. Os números divulgados entre os dias 17 a 20 de julho aumentaram em 72 pessoas infectadas. Confira o quadro atual:

247 confirmados desde o início.

85 recuperados.

5 óbitos.

157 casos ativos.

11 hospitalizados.

146 em tratamento domiciliar

94 aguardando resultados de exames.

A secretária de Saúde, Milts de Souza Ladeia, usou as redes sociais para lançar a campanha de conscientização aos infectados que estão sendo atendidos pela equipe do Centro de Referência de Enfrentamento a Sintomas Gripais e Covid-19 do município. Nele, ela faz o alerta de que “sair de casa com suspeita ou testado positivo para COVID-19 é crime descrito no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de um mês a um ano de prisão mais multas. O artigo diz que infringir determinação do Poder Público destinado a impedir introdução ou programação de doença contagiosa é crime”.

Essa campanha foi lançada em função da constatação de que existem pessoas que estão em tratamento ou aguardando resultados de exames, não obedecendo ao período de quarentena e as orientações das equipes de saúde e circulando entre as pessoas, o que pode causar aumento de contaminação. As denúncias podem ser encaminhadas diretamente para a Polícia Militar 190, Polícia Civil 197, Ouvidoria Municipal 0800-6421828, Secretária de Saúde 99634-0999, Ouvidor Municipal 99901-0251.

O prefeito municipal também já manifestou sua indignação com a atitude de parte da população que não está obedecendo as normas editadas e continuam circulando, promovendo festas particulares, confraternizações, rodas de terere e times de futebol, entre outros. “Façam tudo aquilo que sua consciência te permitir fazer”.