logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Agroindústria da Agricultura Familiar de Beneficiamento de Mandioca é inaugurada no Assentamento Irmã Dorothy


Por Secretaria de Agricultura

758 Acessos

Agroindústria da Agricultura Familiar de Beneficiamento de Mandioca é inaugurada no Assentamento Irmã Dorothy

No dia 17 de novembro de 2022, ocorreu a inauguração de uma Agroindústria Familiar de Processamento e Beneficiamento de Mandioca no Assentamento Irmã Dorothy.

A agroindústria Sabores da Roça está localizada no Sítio de Todos os Santos, Lote 39, de propriedade dos Senhores Lucivaldo Jardim dos Santos e Lenilsa Merotti Viscovini, que atuam juntos nas atividades de beneficiamento e gestão do empreendimento rural.

Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito Jamis Silva Bolandim, o Vice-Prefeito Ademilson Valverde Peres, o Diretor de Agropecuária Claudecir Alves Feitosa, o presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva, Porfírio da Silva Junior (Empaer-MT), Vereador Edalvo Ribeiro de Lima, o Secretário Municipal de Obras Benedito Catanoza, o Agente Fiscal Sanitário Gabriel Pereira de Souza, Agner Fernandes do Sicredi de Indiavaí, entre outros.

Durante o evento, os agricultores proprietários puderam demostrar as etapas e atividades desenvolvidas na agroindústria, desde da recepção da mandioca, descasque, lavagem das raízes, secagem das raízes, corte, embalamento, pesagem, selagem das embalagens, rotulagem até a armazenamento da mandioca já nas embalagens em freezer.

O produto inicial do empreendimento é a mandioca crua, descascada e congelada, que já está sendo comercializada nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Indiavaí, Figueirópolis do Oeste e Jauru. A meta é ampliar a linha de produtos e a comercialização junto aos demais municípios da região e junto a grandes mercados consumidores como Cuiabá e Várzea Grande, e a mercados institucionais, como PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e PAB (Programa Alimenta Brasil).

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), apoiou a instalação do empreendimento, com orientação técnica sobre a regularização sanitária junto ao órgão municipal de Vigilância Sanitária, confecção de rótulos, elaboração de manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e solicitação do SENAF (Selo Nacional da Agricultura Familiar) para os produtos industrializados.