Agricultores familiares de Quatro Marcos assinam contratos de venda para Merenda Escolar

Por Luiz Carlos Bordin

Nas últimas duas semanas do mês de Março, foi iniciado a assinatura dos contratos de projetos de venda da Agricultura Familiar para atender as demandas da Merenda Escolar de escolas estaduais do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

Os projetos contratados foram selecionados pela Chamada Pública nº 001/2021 de Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, lançada pela Secretaria de Estado de Educação, através da Câmara de Negócios de São José dos Quatro Marcos. O programa da Merenda Escolar visa fornecer alimentos para os alunos da rede pública estadual com recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Pela Lei nº 11.947/2009, o programa tornou obrigatório a compra de no mínimo 30% dos recursos de produtos oriundos da Agricultura Familiar sem licitação.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, “a chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar para a Merenda Escolar da rede estadual é essencial para estimular a produção agropecuária e gerar renda para os agricultores familiares quatromarquenses”.

Para o Prefeito Municipal Jamis Silva, a Prefeitura Municipal buscará todo suporte por parte da Secretaria de Agricultura, criando projetos e programa para garantir que a Agricultura Familiar possam aumentar sua produção e produtividade, e obterem maior renda com a venda dos seus produtos comercializados junto os programas de Merenda Escolar do município e região.

A Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio assessorou na elaboração dos projetos de venda dos agricultores familiares, e na coleta de assinaturas dos contratos de venda juntos aos agricultores familiares, associações e cooperativas contratadas. Dos 17 contratos, 15 são projetos de vendas individuais, e 02 são de uma associação e de uma cooperativa. O projeto de venda terá validade de doze meses.

Os agricultores selecionados para entregarem os seus produtos para as escolas estaduais, irão receber assistência técnica gratuita, análise de solo, calcário, preparo do solo, sementes e mudas e apoio no transporte da produção, oferecidos através de uma parceria entre o SENAR/MT, EMPAER/MT, Consórcio de Nascentes do Pantanal e SEFAICO.

Em decorrência, da não realização de aulas presenciais devido a Pandemia do Covid 19, as unidades escolares estaduais irão distribuir os produtos adquiridos na forma de Kits de alimentos. Os alunos beneficiadas pela entregas dos Kits de alimentos são das escolas 15 de Junho, Bento Alexandre dos Santos, Bertoldo Freire, Lourenço Peruchi, Marechal Rondon, Maria Eduarda Pereira Soldera, Miguel Barbosa, Santa Rosa e Zeferino José De Mattos.