logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

A Prefeitura Municipal participa do 1º Simpósio Mato-grossense de Produtos de Origem Animal (I SIMPOA) com foco em Agroindústrias da Agricultura Familiar


Por Rony Marcos

267 Acessos

A Prefeitura Municipal participa do 1º Simpósio Mato-grossense de Produtos de Origem Animal (I SIMPOA) com foco em Agroindústrias da Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, participou do 1º Simpósio Mato-grossense de Produtos de Origem Animal (I SIMPOA), através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), com o tema “Sistemas de Inspeção de Produtos de Origem Animal Adequados a Agricultura Familiar e Pequenas Agroindústrias”. 
O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de junho, no Auditório da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), em Cuiabá-MT, e foi organizado pela Comissão de Produtos de Origem Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CPOA / CRMV-MT). Participaram do evento, representando o município, o Médico Veterinário e Coordenador do S.I.M, Lucas Alexandre Donadel, e o Agente de Inspeção Sanitária, Felipe Crispim dos Reis.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “o Simpósio foi um importante espaço de capacitação e trocas de experiências para a equipe do S.I.M do município com outros profissionais e realidades de Mato Grosso e no Brasil, que irão contribuir para qualificar os trabalhos de orientações do Sistemas de Inspeção de Produtos de Origem Animal adequado para as Agroindústrias da Agricultura Familiar”. 
No dia 16, as palestras ministradas foram: A cultura da segurança de alimentos e seu impacto no agronegócio familiar, empresas e municípios (Dra. Milene Vidotti - CPOA/CRMV-MT); Importância do Serviço de Inspeção Municipal na promoção de saúde pública e desenvolvimento econômico (Dr. Fernando Gavioli - S.I.M. NS. Livramento/MT); A contribuição do Selo Arte, Produtos da Terra e Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF) na comercialização dos produtos de Mato Grosso (Dra. Carine Baggio - CISPOA/INDEA/MT); Como o Consórcio de Municípios pode viabilizar o comércio Intermunicipal de produtos de origem animal? (Dra. Carolina Rodrigues - Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal); Projeto ConSIM – MAPA: ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios públicos de municípios (Dr. Dieneson Boursch - SFA/MT/MAPA); Estratégias de apoio para adesão aos serviços de inspeção em Mato Grosso (Nathacha de Carvalho Cruz – AMM); Ações e projetos que incentivam a agricultura familiar (Dr. Luciano Gomes Ferreira - SEAF/MT); Ações e projetos para agronegócio (Linacis Silva - SEDEC/MT); Projeto CENTROLAB: Centro de Análise de Alimentos do Centro-Oeste (Prof. Dr. Eduardo Eustáquio S. Figueiredo – UFMT). 
No dia 17, ocorreu o Seminário para Médico(a)s Veterinário(a)s que atuam na área de alimentos ou Responsáveis Técnicos em Agroindústrias. Além disso, a programação conta com uma feira com produtos que foram devidamente inspecionados, ofertados por pequenos produtores, a 1ª Feira de Produtos Inspecionados (I FIPOA).
A capacitação da equipe do SIM, compõem as ações do processo de estruturação do S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), iniciado pelo Prefeito Jamis Silva Bolandin em 2023. O SIM que irá realizar serviços de fiscalização e inspeção de empreendimentos agroindustriais, individuais e coletivas, que realizam o processamento e beneficiamento de Carnes,