logo
Segunda a Sexta-feira: 7h as 11h e 13h as 17h
A- A A+ PRETO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA MAPA DO SITE ENTRAR
medalha

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Por Rony Marcos

1236 Acessos

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, “ RECONSTRUÇÃO DO SUAS: O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS”. 


No dia 27 de abril, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizaram a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. 
Trouxe como temática: “ RECONSTRUÇÃO DO SUAS: O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS”. 
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandim que fez a fala de abertura com a acolhida aos participantes, precedido da fala da Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Elisangela Antonia Lopes que destacou a relevância da conferência às tratativas das políticas públicas de melhorias aos serviços de assistência social. 
O evento foi presidido pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Michela Cláudia Duarte da Silva que ressaltou o protagonismo dos participantes na conferência. 
A conferência contou com a participação da equipe da Social, de conselheiros municipais, de autoridades locais e dos usuários do SUAS. A palestra sobre o tema gerador ficou sob a responsabilidade do Psicólogo André Luiz Martins trabalha na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência de Cuiabá-MT, no CRAS Novo Colorado, formado em psicologia na UFPR - Universidade Federal do Paraná, mora em Cuiabá-MT, é Representante CRP-MT no Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS-MT- NEEP SUAS. Bem como é representante CRP do Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS-MT, no segmento de trabalhadores. 
O processo conferencial foi organizado em cinco Eixos: 
Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, 
como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos 
entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as 
especificidades regionais do país. 
Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas 
Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS? 
Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS 
Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS 

As propostas discutidas em grupos e aprovadas em plenária serão levadas pelos delegados (representantes escolhidos pelos participantes) à Conferência Estadual de Assistência Social será realizada em outubro; dali seguem para a Conferência Nacional em dezembro de 2023. 
 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?