logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa de reunião de apresentação de Plano de Ação Regional da SEDEC/MT


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

234 Acessos

Prefeitura Municipal participa de reunião de apresentação de Plano de Ação Regional da SEDEC/MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, participou de apresentação do Plano de Ação Regional apresentado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (SEDEC). 

A reunião foi realizada no dia 11 de Agosto de 2023, organizado pela SEDEC e o e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Turístico Nascentes do Pantanal (CIDESAT), e envolveu representantes dos 14 município da área de abrangência do consórcio. O evento ocorreu das 8:30 às 11:30 Horas, na sede do Consórcio Nascentes do Pantanal, localizada no município de São José dos Quatro Marcos-MT. 

O público alvo da atividade foram os prefeitos, Vereadores, Secretários de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Empreendedores da região sudoeste. A Prefeitura Municipal esteve representada pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), através do Secretário Vagner Meira Teixeira.

A Plano de Ação é um projeto construído através do Circuito Empreendedor realizado pelo Governo de Mato Grosso em 2021, no município de Indiavaí, que identificou as principais fragilidades e desigualdades nas diferentes regiões do Estado de Mato Grosso. O projeto será desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Regional da SEDEC-MT em parceria com os Municípios do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal. 

Os Estratégias / Linhas de Ação do projeto são: Fomento a criação do Sistema de Inspeção e Licenciamento Ambiental de Baixo Impacto Regionalizado; Estimulo para a criação e regularização de novas agroindústrias; Regularização fundiária, ambiental e sanitária de estabelecimentos; Institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional; e Criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Regional.

Segundo Vagner Meira, o projeto visa facilitar a adesão dos municípios a rede SIM, a implementação dos SIM, e o licenciamento ambiental dos empreendimentos urbanos e rurais, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas entre os municípios do Consórcio Nascentes do Pantanal e de outras regiões de MT. O Prefeito Municipal Jamis Silva, afirmou que o projeto fortalecerá ainda mais o empreendedorismo no município de São José dos Quatro Marcos, reduzindo os custos para a legalização ambiental e sanitária dos futuros negócios, sejam eles, pequenos ou grandes. 

Participaram da apresentação do Plano de Ação Regional, técnicos da SEDEC-MT, SEAF-MT, SEMA-MT, INDEA, EMPAER, INTERMAT, DESENVOLVE-MT, PGE-MT e JUCEMAT, que serão responsáveis pela realização de diferentes atividades dentro do projeto. O projeto do Governo de Mato Grosso será apresentado para todos os Consórcios Intermunicipais do estado.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?