logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal inicia projeto de Inseminação Artificial para Bovinos de Leite e Corte na Agricultura Familiar com a CONAFER


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

330 Acessos

Prefeitura Municipal inicia projeto de Inseminação Artificial para Bovinos de Leite e Corte na Agricultura Familiar com a CONAFER

No último dia 04 de Setembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil – CONAFER, inicia o projeto de Inseminação Artificial da Bovinocultura de Leite e Corte com produtores rurais da Agricultura Familiar.

No ano de 2022, a Prefeitura Municipal aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil, através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 356/2022, que possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos. O projeto é mais uma ação do Secretaria Municipal de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), no âmbito do Programa Municipal Mais Leite.

O Programa Mais Pecuária Brasil visa promover o melhoramento genético em rebanhos de bovinos de leite e de corte da Agricultura Familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmens convencionais. 

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, disse que o projeto “Mais Pecuária Brasil São José dos Quatro Marcos beneficiará as pequenas propriedades do município através do melhorando geneticamente de rebanhos de bovinos de leite e de corte da Agricultura Familiar”.

O projeto fornecerá aos produtores rurais realização gratuita dos serviços de Médico Veterinário para a inseminação artificial e ultrassons, os protocolos hormonais, os sêmens e assistência técnica. A meta é inseminar 600 animais por ano, sendo mensalmente 100 matrizes, podendo totalizar até 2.400 inseminações durante 4 anos do projeto. O material genético (sêmens) utilizados são produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics.

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, a tecnologia da inseminação artificial atua como uma importante ferramenta de melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de leite e de corte, possibilitando o para o aumento de produção de leite e carne nas propriedades rurais.

A SEFAICO tem a função de cadastrar e indicar as famílias beneficiadas e dar apoio no transporte do técnico da CONAFER. Os produtores devem escolhem as raças com maior potencial de adaptação e rendimento e dar suporte na realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.