logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal e Associação de Mulheres Rurais apresenta projeto de cultivo de Banana da Terra Irrigada a SEAF/MT


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

530 Acessos

Prefeitura Municipal e Associação de Mulheres Rurais apresenta projeto de cultivo de Banana da Terra Irrigada a SEAF/MT

No último dia 23 de Agosto, em Cuiabá-MT, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos e a Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD), apresentaram um projeto de fomento à produção de Banana da Terra Anã Irrigada a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT).

O projeto denominado Mulheres da Terra, tem por objetivo promover e fomentar o cultivo e comercialização de Banana da Terra cv. BRS Anã visando a diversificação da produção e a geração de renda para mulheres da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

A proposta do projeto foi apresentado e entregue no último para a Secretária de Estado da Agricultura Familiar Aparecida Maria Borges Bezerra (Teté Bezerra) e sua equipe de técnicos na sede da SEAF/MT. Serão beneficiados pelo projeto 20 mulheres agricultores e suas famílias com 01 ha de cultivo da fruta, que irá totalizar nesta primeira etapa, 20 hectares de área. 

A apresentação do projeto Mulheres da Terra foi realizada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, e contou com a participação da presidente da Marilene dos Reis Alves e diretoras da AMPAFAD, e o gerente regional da EMPAER de Cáceres, o Engenheiro Agrônomo Jackson Ferreira da Silva.

A proposta do projeto técnico apresentado a SEAF/MT foi elaborada pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO) e a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnicas e Extensão Rural (EMPAER), através de extensionistas do escritório de São José dos Quatro Marcos.

O projeto apresentado solicita da SEAF/MT investimentos públicos para a aquisição de mudas, insumos agrícolas, análises de solo, sistemas de irrigação, equipamentos de manejo cultural, drone de pulverização, e veículos de assistência técnica e de transporte da produção, que somam mais de R$ 1,5 milhões. 

Na reunião a secretária Teté Bezerra, afirmou que a SEAF/MT apoiará inicialmente o projeto com o fornecimento das mudas e doação dos sistemas de irrigação. Jackson Ferreira, citou que os técnicos da EMPAER de São José dos Quatro Marcos realizarão visitas técnicas para diagnósticos e mapeamento das áreas para cultivo, coleta de amostras de solos para análise químicas, orientações sobre preparo do solo, correção e adubação de solo, e planejamento dos sistemas de irrigação.