Secretaria de Agricultura realiza palestra técnica sobre Café Conillon Clonal Irrigado para agricultores familiares

Por Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através de Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO), realizou palestra técnica sobre cultivo do Café Conillon Clonal Irrigado.

A capacitação ocorreu na sede da SEFAICO, no dia 01 de Abril de 2024, das 14:00 as 15:00 horas, e envolveu dezenas de agricultores e agricultoras do município e técnicos do escritório local da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER).

A palestra técnica foi ministrada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira e com participação da Porfirio Junior dos Silva da EMPAER. Foram abordados temas como importância econômica, escolha da área, preparo do solo, produção de mudas, plantio, espaçamento de plantio, calagem e adubação de plantio e cobertura, irrigação, controle de plantas daninhas e podas de formação e produção.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, a distribuição das mudas compõe uma das ações do Pro-Café (Programa Municipal de Fomento ao cultivo de Café Conilon Clonal Irrigado na Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos).

Foram cadastrados 30 agricultores familiares na Secretaria Municipal da Agricultura para receberem as mudas de Café Conillon Clonal, com plantio mínimo de 100 mudas. Serão priorizados para receber as mudas os agricultores e agricultoras que participaram da palestra técnica. Além disso, os interessados receberão assistência técnica da SEFAICO e EMPAER para a implantação e manejo das áreas de cultivo.

Para Jamis Silva Bolandin, Prefeito Municipal, “O objetivo é potencializar a produção de café junto à agricultura familiar no município de São José dos Quatro Marcos, visando o auto abastecimento e a melhoria da renda das famílias pela comercialização da produção excedente”.

As mudas foram produzidas com recursos do Programa MT Produtivo Café, por que serão entregues a outros municípios interessados até abril deste ano, contribuindo com o avanço na produção de café no Estado. No último mês o município recebeu 2.000 mudas de Café Conillon Clonal doadas pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF/MT). A SEFAICO através da SEAF/MT já solicitou mais de 3.800 mudas para a Associação dos Cafeicultores do Estado de Mato Grosso (ACAFEMAT), que precisam ser retiradas em Colniza-MT.