logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal lança Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar


Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

267 Acessos

Prefeitura Municipal lança Chamada Pública para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

No dia 11 de Setembro de 2023, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), lançou a Chamada Pública para compra de Alimentos da Agricultura Familiar para atender a Merenda Escolar municipal. 

A Chamada Pública Nº 02/2023 visa a Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) para atender a rede pública municipal de ensino para o período letivo 2023/2024 

O edital está disponível para consulta nas sedes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) ou pelo site: https: www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br.

A divulgação da chamada será realizada com o apoio da SEMEC e SEFAICO, que também auxiliará na elaboração dos projetos de venda das associações, cooperativas e agricultores familiares em parceria da EMPAER/MT. 

Segundo a nutricionista da SEMEC, Kátia Rodrigues, “O PNAE possibilita adquirir alimentos oriundos da agricultura familiar, que permite melhorar a segurança alimentar e a qualidade nutricional dos estudantes matriculados na rede de ensino público”. Os alimentos adquiridos na chamada pública serão distribuídos para as escolas e centros infantis da rede pública municipal.

De acordo com Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o PNAE é um programa de grande importância social e econômica de fortalecimento da Agricultura Familiar do município. Segundo ele, a Lei 11.947/2009 torna obrigatória a compra de no mínimo de 30% dos recursos do PNAE de alimentos oriundos da Agricultura Familiar.

O Prefeito Jamis Silva Bolandin, afirmou que seu governo tem compromisso de ampliar as compras dos agricultores familiares e associações e cooperativas da Agricultura Familiar com recursos do PNAE para a Merenda Escolar. “A Prefeitura Municipal compra além dos 30% que determina a lei, pois sabemos que isso incentiva o fortalecimento da Agricultura Familiar”. Ele destacou que a SEMEC e SEFAICO atuam juntos para ampliar a participação dos agricultores familiares nas chamadas públicas da rede municipal e também estadual.

A entrega de projetos de venda dos agricultores familiares deverá ser feita no próximo dia 29 de setembro, na sede da Prefeitura Municipal para Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Arquivos
Baixar Abrir
Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?