Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos adere ao Programa Mais Pecuária Brasil

Por Emerson Souza Miler

Baixar Arquivo

No último dia 12 de maio, a Prefeitura do município de São José dos Quatro Marcos aderiu ao Programa “Mais Pecuária Brasil” da pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil – CONAFER. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 356/2022 foi assinado pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira Teixeira e o Senhor Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da CONAFER/BR.

O Mais Pecuária Brasil é um programa que consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da Agricultura Familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics. O programa fornecerá a realização dos serviços de Médico Veterinário de inseminação artificial e ultrassons, o protocolo, os sêmens e assistência técnica sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período. Atualmente o programa é desenvolvido em vários municípios de diferentes estados brasileiros.

O Prefeito Jamis Silva disse que a adesão do programa “Mais Pecuária Brasil” beneficiará as pequenas propriedades do município, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica ao agricultor, o que resultará a médio e longo prazos no aumento da produção de leite e carne nas propriedades rurais, refletindo positivamente na renda e na qualidade de vida da família do produtor”, afirmou.

O Acordo possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos. A meta é inseminar mensalmente 100 matrizes, de forma a produzir a obter 600 matrizes de bovinos de leite ou de corte prenhas por ano, e podendo totalizar até 2.400 matrizes prenhas até o fim do programa. No município, o programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria com EMPAER/MT, Sindicato Rural e SENAR/MT, Laticínios Vencedor, COOPERMARCOS e COOPNOROESTE

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, a tecnologia da inseminação artificial atua como uma importante ferramenta de melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de leite e de corte, possibilitando o para o aumento de produção de leite e carne por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças e aumento da lucratividade das propriedades rurais.

O ACT se somará e integrará as ações do Programa Municipal Mais Leite, que atualmente está proporcionando o melhoramento genético do rebanho leiteiro aos produtores da Agricultura Familiar quatro-marquense. Para a Prefeitura Municipal as obrigações serão indicar famílias beneficiadas; indicar as raças com maior potencial de adaptação e rendimento; e apoio no transporte do técnico da CONAFER para visitas técnicas e realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.