logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos adere ao Programa Mais Pecuária Brasil


Por Emerson Souza Miler

1075 Acessos

Baixar Arquivo
Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos adere ao Programa Mais Pecuária Brasil

No último dia 12 de maio, a Prefeitura do município de São José dos Quatro Marcos aderiu ao Programa “Mais Pecuária Brasil” da pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil – CONAFER. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 356/2022 foi assinado pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário de Fomento Agropecuária, Indústria e Comércio Vagner Meira Teixeira e o Senhor Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da CONAFER/BR.

O Mais Pecuária Brasil é um programa que consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da Agricultura Familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics. O programa fornecerá a realização dos serviços de Médico Veterinário de inseminação artificial e ultrassons, o protocolo, os sêmens e assistência técnica sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período. Atualmente o programa é desenvolvido em vários municípios de diferentes estados brasileiros. 

O Prefeito Jamis Silva disse que a adesão do programa “Mais Pecuária Brasil” beneficiará as pequenas propriedades do município, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica ao agricultor, o que resultará a médio e longo prazos no aumento da produção de leite e carne nas propriedades rurais, refletindo positivamente na renda e na qualidade de vida da família do produtor”, afirmou.

O Acordo possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos. A meta é inseminar mensalmente 100 matrizes, de forma a produzir a obter 600 matrizes de bovinos de leite ou de corte prenhas por ano, e podendo totalizar até 2.400 matrizes prenhas até o fim do programa. No município, o programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria com EMPAER/MT, Sindicato Rural e SENAR/MT, Laticínios Vencedor, COOPERMARCOS e COOPNOROESTE

Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, a tecnologia da inseminação artificial atua como uma importante ferramenta de melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de leite e de corte, possibilitando o para o aumento de produção de leite e carne por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças e aumento da lucratividade das propriedades rurais.

O ACT se somará e integrará as ações do Programa Municipal Mais Leite, que atualmente está proporcionando o melhoramento genético do rebanho leiteiro aos produtores da Agricultura Familiar quatro-marquense. Para a Prefeitura Municipal as obrigações serão indicar famílias beneficiadas; indicar as raças com maior potencial de adaptação e rendimento; e apoio no transporte do técnico da CONAFER para visitas técnicas e realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.